quarta-feira, 15 de julho de 2015

UMA INICIATIVA QUE MERECE SER COMPARTILHADA: PROGRAMA DE APOIO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS (PPNE)

"O Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (PPNE) foi criado em 1999, vinculado à Vice-Reitoria, após diversas discussões sobre o ingresso e as condições de permanência e diplomação dos estudantes com necessidades especiais na Universidade de Brasília. A implantação do Programa foi orientada pelo marco legal da Constituição Federal, a Política Nacional de Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e demais legislações, com o objetivo de proporcionar condições de acesso e permanência desses estudantes no ensino superior. O PPNE tem o objetivo de estabelecer uma política permanente de atenção às pessoas com necessidades especiais na UnB e assegurar sua inclusão na vida acadêmica, por meio da garantia de igualdade de oportunidades e condições adequadas para o seu desenvolvimento na universidade." 


Fonte: documento original
Para conhecer acesse o site:

www.ppne.unb.br

quarta-feira, 8 de julho de 2015

EQUILÍBRIO PSICOMOTOR

Equilíbrio Psicomotor


O equilíbrio reúne um conjunto de aptidões estáticas (sem movimento) e dinâmicas (com movimento), abrangendo o controle postural e o desenvolvimento das aquisições de locomoção. O equilíbrio estático caracteriza-se pelo tipo de equilíbrio conseguido em determinada posição, ou de apresentar a capacidade de manter certa postura sobre uma base.

O equilíbrio dinâmico é aquele conseguido com o corpo em movimento, determinando sucessivas alterações da base de sustentação. Quando um corpo está em movimento retilíneo uniforme diz-se que está em equilíbrio dinâmico.

O equilíbrio estático é a capacidade para assumir e sustentar qualquer posição do corpo contra a força da gravidade.

Para que isto aconteça é necessário que os sistemas nervoso e locomotor estejam em pleno funcionamento, e trabalhando em conjunto, afim de minimizar ao máximo o gasto energético.
Equilíbrio estático é uma das qualidades psicomotoras mais importantes para o desenvolvimento humano já que é ele que proporciona oportunidade de se estar parado, ainda tendo condições de usar as outras qualidades psicomotoras. Esta capacidade é posta em causa nos doentes que têm alguma patologia relacionada com os elementos do corpo que mantêm a postura.

É o cerebelo que ajusta permanentemente o tônus postural em combinação com o desenvolvimento do ato motor. Ele fixa estas reações sob forma de automatismos posturais inconscientes, tradução das experiências vividas individualmente. Estas atitudes de referência estabilizadas, verdadeiros esquemas posturais inconscientes, são no entanto constantemente adaptadas às condições atuais de desenvolvimento da ação, graças à atuação das reações de equilibração. O desempenho normal da função de equilibração pode ser perturbado por causas psicológicas. Todo medo ocasiona reações de enrijecimento que comprometem as reações reflexas de equilibração. Manutenção do corpo em uma mesma posição durante um tempo determinado. Pode ser estático ou dinâmico. Exemplo: brinquedo de estátua, marcha nos calcanhares, permanência em pé, sentado ou deitado.



quinta-feira, 2 de julho de 2015

PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO (PAIR)

A exposição frequente a ruídos fortes ou moderadamente altos por um longo período de tempo pode danificar a sua audição. Células e nervos do ouvido interno são destruídos por exposição contínua a sons altos, danificando a sua audição permanentemente.
O ruído prejudica a sua audição dependendo do volume e o tempo que você está exposto ao ruído. O volume de um som (medido em decibéis, ou dB) e do tempo de exposição estão relacionados. Quanto mais alto o som, menor a exposição pode ser antes que ocorram danos. Por exemplo, de 8 horas de exposição a 85 dB de ruído, numa base diária pode começar a danificar as orelhas de uma pessoa ao longo do tempo. Usando ferramentas de poder (a cerca de 100 dB), ouvindo fones de ouvido estéreo altos (em cerca de 110 dB), assistir a um concerto de rock (a cerca de 120 dB) ou ouvir um tiro (em 140-170 dB) pode danificar a audição de algumas pessoas depois de apenas algumas vezes.

Quais são os sintomas da Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR)?

Pair
A razão das pessoas não perceberem o perigo de ruído é que a exposição excessiva ao ruído causa poucos sintomas. A perda auditiva é raramente dolorosa. Os sintomas são geralmente vagos sentimentos de pressão nos ouvidos, a fala que parece ser abafada, e um som de zumbido nos ouvidos que você percebe quando está em lugares calmos. Esses sintomas podem desaparecer em minutos, horas ou dias após a exposição ao ruído alto.
As pessoas normalmente presumem que, se os sintomas desaparecerem, os seus ouvidos voltam ao normal. Isso não é verdade. Mesmo se não houver sintomas, algumas das células do ouvido interno podem ter sido destruído pelo ruído.
A sua audição volta ao normal se as células forem saudáveis o suficiente em seu ouvido interno. Mas é possível desenvolver uma perda auditiva permanente se a exposição ao ruído for repetitiva pois muitas células serão destruídas.
O primeiro sinal de uma perda auditiva induzida por ruído (PAIR) é não ouvir sons agudos, como o canto dos pássaros, não compreender a fala quando está em uma multidão ou uma área com um monte de ruído de fundo.

Como você pode decidir que os ruídos são muito altos?


Os seguintes sinais devem ser uma bandeira vermelha que o barulho em torno de você é muito alto:
-Se você começar a falar mais alto que as pessoas ao redor.
-Se você não consegue entender alguém que está falando com você com menos de 2 metros de distância.
-Se uma pessoa de pé perto de você pode ouvir os sons do seu fone de ouvido.
Como que a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR) é diagnosticada? A perda de audição normalmente desenvolve durante um período de vários anos. Como ela é gradual e imperceptível, a pessoa pode não perceber. O que o indivíduo pode perceber é um pequeno ruído ou outros sons na orelha, o qual pode ser resultado de longo período de exposição ao ruído.
O indivíduo também pode ter problemas ao entender o que outras pessoas falam, pois pode parecer que estão murmurando , especialmente em lugares mais barulhentos. Isto pode ser o início de perda auditiva de alta frequência, e um teste de audição pode detectá-la. Esses sintomas podem ser nada mais do que a cera impactada na orelha ou uma infecção no ouvido, que podem ser facilmente corrigidos. No entanto, o problema pode ser mais grave, como a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR), o que pode resultar em perda de audição permanente.
Quando sentir algum dos sintomas acima, consulte um médico com treinamento especial em cuidados de ouvido e distúrbios auditívos. O médico pode diagnosticar o seu problema auditívo e recomendar a melhor maneira de controlá-lo.

Fonte: biosom.com.br

quarta-feira, 1 de julho de 2015

REFLETINDO A EDUCAÇÃO COM MIA COUTO

A Educação me deu muitos instrumentos importantes, porém precisei me libertar de alguns deles. Para poder crescer, tive de ser capaz de anular algumas coisas.

Portanto, há aqui um processo de aceitar e fazer crescer coisas que a Educação nos ensina, mas também ser capaz de sacudir aquilo que a Educação formata e que não nos ajuda a ser feliz, como, por exemplo, o sentimento de que tudo está certo, de que tudo está estudado, de que não vale a pena duvidar, de que o mais importante é saber dar respostas, quando na verdade o mais importante é saber fazer perguntas, manter um sentimento de inquietação e indisciplina por toda a vida.