quarta-feira, 13 de maio de 2015

SOBRE PROFESSORES MARCANTES



Estive revisitando alguns artigos, resenhas e resumos do tempo em que a minha querida Maria Eugênia Castanho (amiga e mestra) realizou a sua pesquisa sobre professores marcantes.
Sua pesquisa revela que para ser marcante o professor não é aquele  dá sempre aulas expositivas, mas aquele que promove várias atividades para que o aprendizado atinja o aluno.
O  professor marcante  alia características positivas do domínio afetivo às do domínio cognitivo – Os bons professores são descritos como aqueles que estimulam a independência dos alunos; são cordiais e amistosos em classe, criam condições para uma visão crítica da sociedade e da profissão, demonstram segurança e domínio de si, estimulam a participação, valorizando o diálogo, organizam o ensino sem se considerarem os “donos do saber”, são autênticos e verdadeiros.
A autora segue lembrando que para os alunos, o professor marcante é aquele cujas palavras repercutem positivamente nos alunos.
O professor marcante planeja suas aulas . Organiza seu trabalho visando ao progresso dos alunos, evitando situações caóticas e promovendo interações enriquecedoras.
O professor marcante, embora possa até desconhecer, usa, em sua prática, pressupostos da teoria interacionalista.
O professor marcante articula as posições teóricas na disciplina que ensina com postura política clara. Ele liga o que ensina (dimensão microestrutural) com o que acontece no plano macroestrutural, buscando mostrar as inter-relações entre os fenômenos.
Maria Eugênia nos deixa pistas de como sermos professores que marcam a vida dos alunos.