O que é o transtorno desafiador opositivo (TDO)?
Transtorno desafiador opositivo (TDO) é um distúrbio de comportamento, geralmente diagnosticada na infância, que se caracteriza por comportamentos não cooperativos, desafiadores, negativistas, irritáveis e irritantes aos pais, colegas, professores e outras figuras de autoridade. Crianças e adolescentes com TDO são mais angustiante ou perturbador para os outros do que eles estão angustiados ou incomodado se.
O que causa transtorno desafiador opositivo?
Enquanto a causa da TDO não é conhecido, há duas teorias primárias oferecidos para explicar o desenvolvimento de TDO. A teoria do desenvolvimento sugere que os problemas começam quando as crianças são crianças. Crianças e adolescentes que desenvolvem ODD pode ter tido um momento difícil aprender a separar e tornar-se autônoma em relação a primeira pessoa a quem foram emocionalmente. O "más atitudes" característico de ODD são vistos como uma continuação dos problemas normais de desenvolvimento que não foram adequadamente resolvidos durante os anos de criança. Aprender teoria sugere, no entanto, que as características negativistas de ODD são atitudes aprendidas, refletindo os efeitos das técnicas de reforço negativo utilizadas pelos pais e figuras de autoridade. O uso de reforço negativo por parte dos pais é visto como o aumento da taxa e intensidade de comportamentos de oposição na criança, uma vez que atinge a atenção desejada, tempo, preocupação e interação com os pais ou figuras de autoridade.
Quem é afetado por transtorno desafiador opositivo?
Distúrbios de comportamento, como uma categoria, são, de longe, o motivo mais comum para encaminhamentos para serviços de saúde mental a crianças e adolescentes. Transtorno desafiador opositivo é relatado para afetar 1 a 16 por cento da população em idade escolar. ODD é mais comum em meninos do que em meninas.
Quais são os sintomas do transtorno desafiador opositivo?
A maioria dos sintomas observados em crianças e adolescentes com transtorno desafiador opositivo também ocorrem, por vezes, em crianças sem esse distúrbio, especialmente em torno das idades ou dois ou três, ou durante a adolescência. Muitas crianças, especialmente quando eles estão cansados, com fome, ou chateado, tendem a desobedecer, discutir com os pais, ou desafiar a autoridade. No entanto, em crianças e adolescentes com transtorno desafiador opositivo, estes sintomas ocorrem mais freqüentemente e interferir com a aprendizagem, adaptação escolar, e, às vezes, com as relações da criança com os outros.
Os sintomas de transtorno desafiador opositivo podem incluir:
- Birras freqüentes
- Argumentos excessivos com adultos
- Recusa de cumprir com os pedidos de adultos
- Regras sempre questionando; recusa em seguir regras
- Comportamento intenção de irritar ou perturbar os outros, incluindo adultos
- Culpar os outros por suas / seus maus comportamentos ou erros
- Facilmente irritado com os outros
- Frequentemente tem uma atitude com raiva
- Falando duramente, ou maldoso
- Em busca de vingança
Os sintomas de ODD pode assemelhar-se outras doenças médicas ou problemas de comportamento. Sempre consulte o médico do seu filho para um diagnóstico.
Como é transtorno desafiador opositivo diagnosticada?
Os pais, professores e outras figuras de autoridade em crianças e adolescentes, muitas vezes configurações identificar a criança ou adolescente com TDO. No entanto, um psiquiatra infantil ou um profissional de saúde mental qualificado geralmente diagnostica ODD em crianças e adolescentes. A história detalhada do comportamento da criança por parte dos pais e professores, observações clínicas de comportamento da criança, e, às vezes, testes psicológicos contribuem para o diagnóstico. Os pais que notam sintomas de ODD em sua criança ou adolescente pode ajudar a buscar uma avaliação e tratamento precoce. O tratamento precoce pode prevenir problemas futuros.
Além disso, transtorno desafiador opositivo, muitas vezes coexiste com outros transtornos mentais, incluindo transtornos do humor, ansiedade, distúrbios do transtorno de conduta e transtorno de déficit de atenção, aumentando a necessidade de diagnóstico precoce e tratamento. Consulte o médico do seu filho para mais informações.
O tratamento para o transtorno desafiador opositivo
O tratamento específico para crianças com transtorno desafiador opositivo será determinado pelo médico do seu filho com base em:
- A idade da criança, saúde geral, e história médica
- Extensão dos sintomas do seu filho
- Tolerância do seu filho para medicamentos ou terapias específicas
- As expectativas para o curso da doença
- A sua opinião ou preferência
O tratamento pode incluir:
- Psicoterapia individual. Psicoterapia individual para ODD freqüentemente usa abordagens cognitivo-comportamentais para melhorar habilidades para resolver problemas, capacidade de comunicação, controle de impulso, e competências de gestão da raiva.
- A terapia familiar. A terapia familiar é muitas vezes focados em fazer mudanças dentro do sistema familiar, como melhorar as habilidades de comunicação e interações familiares. Educar crianças com TDO pode ser muito difícil e tentando para os pais. Os pais precisam de apoio e compreensão, bem como ajudar no desenvolvimento de abordagens parentais mais eficazes.
- Ponto de terapia de grupo. Terapia de grupo de pares é frequentemente focada no desenvolvimento de habilidades sociais e habilidades interpessoais.
- Medicação. Embora não seja considerada eficaz no tratamento de TDO, a medicação pode ser utilizado se outros sintomas ou distúrbios estão presentes e que responde à medicação.
Prevenção do transtorno desafiador opositivo na infância
Alguns especialistas acreditam que a seqüência de desenvolvimento de experiências ocorre no desenvolvimento do transtorno desafiador opositivo. Esta seqüência pode começar com as práticas parentais ineficazes, seguido por dificuldade com outras figuras de autoridade e interações de pares pobres. Como essas experiências agravar e continuar, comportamentos de oposição e desafiadores evoluir para um padrão de comportamento. A detecção precoce e intervenção em experiências familiares e sociais negativos pode ser útil para interromper a sequência de experiências que levam a comportamentos de oposição e mais desafiadores. A detecção precoce e intervenção com habilidades mais eficazes de comunicação, as competências parentais, habilidades de resolução de conflitos e habilidades de gerenciamento de raiva pode perturbar o padrão de comportamentos negativos e diminuir a interferência de comportamentos de oposição e desafiadores nas relações interpessoais com adultos e pares, e escola e ajustamento social. O objetivo da intervenção precoce é para aumentar o crescimento e desenvolvimento normal da criança, e melhorar a qualidade de vida experimentada por crianças ou adolescentes com transtorno desafiador opositivo.
Fonte - OLOBOT