domingo, 14 de junho de 2015

O MÉTODO TOMATIS

É crescente a preocupação de pais e educadores com crianças que possuem algum tipo de dificuldade de aprendizagem.
Algumas pesquisas e métodos tentam responder a estas questões. O francês, Alfred A. Tomatis, desde 1947 é conhecido pelos seus trabalhos relativos ao processo de escuta e de comunicação.
Tomatis demonstrou que toda modificação auditiva traz uma mudança na elocução de uma pessoa. Para ele, a audição e a fonação são processos interligados.
A. Tomatis constatou que na ação de controlar a leitura e a escrita, o ouvido direito oferece maior eficácia que o ouvido esquerdo. sendo por isso considerado o ouvido diretor.
Estabeleceu assim, uma diferença entre o ouvir e o escutar. Escutar implica num desejo de entrar em comunicação e  exige o trabalho dos músculos do ouvido médio para captação da mensagem recebida.
Sabendo-se disto, a criança com dificuldades escolares fica como um estrangeiro em terra da comunicação verbal. Pois ela não faz a correspondência entre imagem sonora e o grafismo da letra.
A distorção da escuta faz com que a criança receba o som de forma deformada.
A maior distorção sonora  situa-se a nível frequencial da mensagem verbal. A letra é em si um som a ser reproduzido graficamente. Ou seja, o processo é complexo.
Tomatis considera necessário abordar os problemas de integração escolar ensinado a criança a escutar, como forma de recuperação de sua confiança. Isto se dá através do treino do ouvido.
O método passa por fazes que não abordarei aqui, mas que se embase numa escuta harmoniosa e de uma linguagem bem estruturada.
O uso de equipamentos (fones de ouvidos e um aparelho que a faça perceber a vibração do som das palavras) são  necessários neste método.
O método requer um diagnóstico correto da situação apresentada pela criança ou adulto e precisa ser seguido de uma avaliação por um profissional capacitado no método.



Sobre o método:



O Método Tomatis é aplicado em aproximadamente 250 centros de estudo ao redor do mundo, com profissionais em saúde dedicados a diferentes áreas como psicólogos, médicos, profissionais em educação, terapeutas de voz e linguagem, terapia ocupacional e muitos outros.