segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Emponderamento ou 'amorosamento'?

Sabemos que apesar das conquistas educacionais e trabalhistas, a realidade não é a mesma no mercado de trabalho para homens e mulheres. Pesquisas recentes revelam que as mulheres ainda têm salários menores, se ocupam menos cargos de direção que os homens.


As mulheres enfrentam outras dificuldades como a dupla jornada, que é a cumulação do emprego formal com o trabalho doméstico, pelo qual normalmente são responsabilizadas.


Estou cada vez mais consciente sobre a desigualdade de gênero (ainda),  e o longo caminho que a mulher terá que percorrer para conquistar seus direitos. Por isso, aproveito este espaço para propor um novo olhar.


Empoderamento Feminino:


Empoderamento feminino é um dos termos  que mais se tem ouvido  nos últimos tempos. Emponderar (dotar de poder), ora, quem precisa dar poder a outro? Poder é conquista Podemos falar sem, em equidade, em justiça social e acima de tudo em amorosidade, que para brincar com as palavras, chamo aqui de "amorosamento" . É completamente propício se falar destes dois termos hoje. 


Isto porque, como o próprio nome já sugere, é o ato de as mulheres assumirem o poder, isto é, a mulher assumir uma posição de protagonismo na sua vida e na sociedade, buscando realmente o seu lugar e os seus direitos. Nada disto será realizado se neste viés, não houver amor.


Amor pelo próximo, por si mesma, pelas lutas que ainda virão. Não haverá quebra de paradigma à força. Pois demanda uma tomada de consciência e politização por parte do opressor, seja esta força qual for.


A amorosidade nada tem  a ver com romantismo, mas com um projeto pessoal de vermos todos como um. Muito se reclama da falta de compreensão do outro, da fata de doação... Mas colocamos nossas crianças para assistirem séries e desenhos violentos e que engendram a beleza.

Diante de farta experiência com Educação de jovens e crianças, tento desconstruir padrões estéticos, e coloco-me aqui à disposição para sugerir a quem possa interessar, material sobre o tema.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre este assunto: