domingo, 29 de março de 2015

CARTAS DE PAULO FREIRE



Há tempo venho lendo e relendo as cartas desde velho amigo dos professores.
Confesso que o meu primeiro contato com as ideias deste autor foi na Faculdade de Pedagogia, no primeiro ano com o livro intitulado: "A Importância do Ato de Ler".

Algum tempo depois li "Pedagogia do Oprimido", ainda muito jovem e repleta de sonhos, quis mudar o mundo através daquilo que na época entendia como uma educação emancipatória.

 Um pouco já madura, li "Pedagogia da Autonomia". E me deslumbrei com a forma poética (eu percebi assim) como os assuntos foram abordados.

Também concordo com Paulo Freire em "Professora sim, tia não!, quando afirma que ser chamada de "tia" tende a enfraquecer o caráter político de trabalho docente.

Resolvi então seguir alguns blogs e sites que trazem obras deste autos. Compartilho aqui os que mais gostei, enfatizando que Cartas a Cristina estão entre os meus favoritos:









    1. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis

      www.espacoacademico.com.br/031/31liv_pfreire.htm


    2. www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/.../08_biografia_correspondenci...PDF]
    3. Cartas Pedagógicas - KingHost

      camp.web311.kinghost.net/arquivos/cartas.pdf

    4. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à ... - Uesb

      www2.uesb.br/pedh/wp-content/uploads/.../Pedagogia-da-Autonomia.pdf

    5. www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103...

2 comentários:

  1. Olá Warlen, consegui acessar seu blog e gostei muito! Parabéns pela iniciativa, voltarei mais vezes!
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosângela: fico contente que tenha visitado este cantinho de ideias. Mas vou te confessar uma coisinha: as aulas de T.A me motivaram. Volte sempre! Beijos

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre este assunto: