segunda-feira, 23 de março de 2015

REVIVENDO O SABER DOCENTE ATRAVÉS DA HISTÓRIA DE VIDA

Revivendo o saber docente através da História de Vida (RESUMO EXPANDIDO)
Autora:   SOARES, Warlen Fernandes e Maria Eugênia Castanho
              PUCCAMP



INTRODUÇÃO

Este é um estudo sobre a História de vida de educadores em formação que exerçam a atividade docente.

 Para estudarmos o tema proposto, torna-se fundamental conhecer a história de vida do professor. O que propomos é um  novo olhar  sobre a prática a partir da memória docente,  que também leve em consideração o conhecimento que o docente adquiriu fora da sala de aula.

Este estudo  lança olhares sobre a postura do educador, suas percepções, podendo desta forma contribuir para futuras inquietações e reflexões. Diante disto indagaremos: Qual está sendo a contribuição da  História de vida para Pedagogia atual? Para tanto, os objetivos aos quais nos propomos são:

-          Analisar o educador, no que se refere a uma postura histórico-crítica frente à sua formação;
-          Identificar se há mudanças na postura do educador mediante a reflexão sobre a sua prática.


Para desenvolvermos o presente estudo adotaremos os seguintes procedimentos metodológicos:
-          Contato com os sujeitos;
-          Elaboração de questionários e entrevistas (dirigidas e semi dirigidas) com professores;
-          Aplicação de questionários
-          Análise bibliográfica.

Os sujeitos desta pesquisa  serão alunos educadores da PUC-Campinas, referente ao ano de 1997.
A seleção dos entrevistados será direcionada em função da temática.

A necessidade de definir o objeto de estudo desta pesquisa foi clareando à medida que aprofundamos  o conhecimento sobre o tema, através de leituras de diversos autores. O nosso objeto de estudo é o educador em sua prática, daí a importância do estudo de caso.

Esclarecemos que o objeto de estudo é o educador em atuação, logo, este objeto surge a priori. Ele é construído à medida  que está inserido num contexto histórico, cultural, afetivo e social frente ao qual sobre e recebe ações e interferências.

A procura por um caminho que ajude a construir este trabalho não é tarefa das mais fáceis. Será uma pesquisa de cunho qualitativo. Os resultados aqui apontados não deverão ser generalizados, mas poderão servir como referencial.

Reconhecemos esta pesquisa como qualitativa, pois objetiva produzir um conhecimento que leve à transformação e não apenas a constatação de fatos. O conjunto de dados qualitativos e quantitativos se complementam, abrangendo a realidade pesquisada; assim como, realiza desde o início uma reflexão contínua acerca da prática cotidiana, procupando-se ainda em refletir sobre o compromisso
entre  universidade e sociedade. Contudo, o educador sente-se com pouca liberdade para difundir suas idéias inovadoras e enfrentar oposições advindas em seu local de trabalho.


A identidade profissional do educador é constituída historicamente e nos últimos anos muitos trabalham resgatam a questão da memória docente.  Individualmente temos que considerar que não será apenas a teoria oriunda de um curso de especialização ou a própria formação que causarão a tão pretendida transformação dita por todos sujeitos. A interdisciplinaridade (fundamental no trabalho decente) está distante de ser efetivado. A Pedagogia está atrelada a outras áreas do conhecimento tais como:  sociologia, Psicologia, Filosofia, História, dentre outras. Isto não ocorre por subordinação ou justaposição entre as áreas correlatas, mas numa relação integradora que percebe o homem em sua pluralidade. O que ocorre diante da análise de algumas falas é uma atividade multidiscplinar.

Este estudo desvelou que a prática docente está caminhando historicamente no sentido de compreender o ser cognoscente em sua totalidade e que uma nova rede de cadeias foi tecida a partir da análise das falas. Pudemos perceber a Faculdade é apenas um dos locais onde o saber circula. Este fato sugere uma temos ainda muito a percorrer, muitos desafios para enfrentar e muitas alternativas nas quais acreditar, muita história a contar e fazer.



Bibliografia:

FONSECA, Selva Guimarães. Ser professor no Brasil: história oral de vida. Campinas, SP: Papirus, 1997.

FALSARELLA, Ana Maria. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação na atuação do professor. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

GUEDES-PINTO. Ana Lúcia. Rememorando trajetórias da professora alfatizadora: a leitura como prática constitutiva de sua identidade e formação profissionais. Campinas, SP: Mercado das Letras: Faesp/UNICAMP: São Paulo FAPESP, 2002

KEIMAN, Ângela B. (org). A formação do professor: perspectivas da lingüística aplicada. Campinas, SP: Mercado das letras, 2001

LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina A. Andrade. Metodologia  Científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

LUDKE, Menga. ANDRÉ, Marli E. A. Pesquisa em Educação: abordagens  Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986 (temas básicos de educação e  ensino).

NUNES, Clarice. Ensino normal – formação de professores. RJ: DP&A, 2002

SCOZ, Beatriz Judith Lima (et. al.). Psicopedagogia: o caráter interdisciplinar na formação profissional.  Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.


SILVA JR.,  Celestino. A escola pública como local de trabalho. São Paulo:
    Cortez/Autores Associados, 1990.


SILVA,  Rose  Neubauer da e DAVIS, Claudia. Formação de professores das Séries iniciais. In: Caderno de Pesquisa, São Paulo, n.87, p. 31-44,  Novembro/1993.

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