sexta-feira, 13 de março de 2015

PENSAR PARA ALÉM DAS DISCIPLINAS

PENSAR PARA ALÉM DAS DISCIPLINAS
Warlen Fernandes 

TEMPOS DE MUDANÇA:

Percebe-se a humanidade sedenta de conhecimento, de fé, de experiências espirituais que a faça transcender. Estamos em busca das nascentes, dos mananciais do saber e  tentando resgatar valores para uma nova concepção de homem/mundo. 

Observando os valores humanos no cotidiano, percebemos que eles ilustram como todas as coisas e criaturas estão conectadas.

A educação terá que dá conta de perceber o indivíduo em sua totalidade, sem dissociar o aspecto material do espiritual, sem fragmentar o conhecimento e ampliar o conhecimento para além do preparo para a competição para mercado de trabalho.

Uma proposta de educação transdisciplinar visa à restauração da unidade e da integração do conhecimento. Existe uma proposta diametralmente oposta ao conformismo e à fragmentação, que investe na vida em busca de respostas para as questões primordiais do Ser em sua totalidade. É a proposta de transdisciplinaridade.

Recorrendo-se à etimologia da palavra no Dicionário Aurélio Século XXI, percebemos que o termo transdisciplinaridade é uma palavra formada por composição.
Trans- [do latim trans]. Pref. 1= movimento para além de; através de; posição para além de.
Disciplinar [ do v. latim tard. disciplinare, por disciplinare]. V.t.d. 1. submeter a disciplina; 2. fazer obedecer ou ceder, acomodar, sujeitar, corrigir.
(i)dade . Suf. 1. formador de substantivos a partir de adjetivos = qualidade, caráter, atributo, o que é próprio de, modo de ser (...)

Revendo conceitos:

No entendimento de NICOLESCO “a prática transdisciplinar significa a encarnação, em cada ação, da metodologia transdiciplinar, através de um conjunto de métodos adaptados a cada situação específica”.

D’ambosio (1999) irá afirmar que “o essencial na transdisciplinaridade reside numa postura de reconhecimento que não há espaço e tempo culturais privilegiados que permitam julgar e hierarquizar, como mais correto ou mais certo ou mais verdadeiro, complexos de explicação e convivência com a realidade que nos cerca”.

Petraglia (1991) reflete: “Resultado de uma axiomática comum a um conjunto de disciplinas (Ex: Antropologia considera como ciência do homem e de suas obras)”.

A construção de um texto único, escrito a muitas mãos que nos faça sintetizar o referencial teórico abordado na disciplina de Metodologia do Ensino Superior, surge a priori como um desafio, como um movimento rumo a uma transcendência pessoal e acadêmica.

Tudo a nossa volta está mudando. A necessidade de mudança nos “arregala” diante de atitudes conservadoras repetitivas dos docentes nos cursos de formação de professores. Realçamos aqui a formação docente, por que o educador deve buscar em si mesmo o verdadeiro sentido de educar, que não é um fator extrínseco à sua opção profissional. É necessário que o educador tenha consciência da grandeza de sua profissão.

Toda discussão em torno da falência do conhecimento fragmentado é refletida em uma busca do conhecimento em sua totalidade. A totalidade vista de maneira reflexiva, de redimensionamento da construção do conhecimento e da educação. Tudo isto é construção de conhecimento, conhecimento de si mesmo e conhecimento do outro.

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