sexta-feira, 13 de março de 2015

PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES

Warlen Fernandes 


Ao buscarmos ampliar a compreensão a respeito do campo de conhecimento em Pesquisa Educacional, a abordagem qualitativa apresenta-se como a tentativa de uma compreensão detalhada dos significados e características situacionais apresentadas pelos entrevistados, em lugar da produção meramente quantitativa de características e comportamentos.

pesquisa qualitativa surgiu a partir do trabalho em antropologia e sociologia. Sua inserção no contexto educacional, na década de 70 denuncia que os dados quantitativos precisavam de um novo olhar.

Contudo, as duas abordagens não se excluem. A abordagem quantitativa atua em níveis de realidade na qual os dados trazem à tona indicadores e tendências observáveis. A abordagem qualitativa realça os valores, as crenças, as representações, as opiniões, atitudes e usualmente é empregada para que o pesquisador compreenda os fenômenos caracterizados por um alto grau de complexidade interna do fenômeno pesquisado.

Uma crítica constante à abordagem qualitativa  diz respeito ao rigor do método utilizado, ou seja, à problemática da verificação de seus dados. Em outras palavras, os seus critérios de cientificidade são questionados.

De que critérios estamos falando?
Segundo DEMO (1986) os critérios internos são:

Coerência -       discurso logicamente construído;
Consistência -  qualidade argumentativa do discurso;
Originalidade -  contribuição do conhecimento;
Objetivação - abordagem teórico-metodológica de aproximação da realidade.

Para este autor há também um critério externo de cientificidade: a intersubjetividade, ou seja, “a ingerência da opinião dominante dos cientistas de determinada época e lugar de demarcação científica.” (p.17).

       
PESQUISA QUALITATIVA
PESQUISA QUANTITATIVA
Percepção do fenômeno    
Percepção do fenômeno
Isolar casos 
Identificar propriedades
Observar seqüências, testemunhos, contexto             
Medir, correlacionar escalas
Selecionar casos                              
Conceituar população e amostras
Observar, entrevistar, registrar              
Selecionar situações p/ estudo
Determinar padrões, selecionar e classificar                   
Medir, comparar, explicar variância
Triangular, validar, interpretar       
Interpretar
Fazer estudos de caso ou relatórios        
Preparar tabelas, quadros, relatórios
Produto: compreensão com ênfase em generalidades
Produto: explicações enfatizando propriedades, população   
Adaptado de STAKE, 1983.

Bibliografia: 
DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1986. TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. STAKE, R. E . Pesquisa qualitativa/naturalista: problemas epistemológicos. Educação e Seleção. n. 7, jan/jun. 1983.

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