PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES
Warlen Fernandes
Ao buscarmos ampliar a compreensão a respeito do campo de conhecimento em Pesquisa Educacional, a abordagem qualitativa apresenta-se como a tentativa de uma compreensão detalhada dos significados e características situacionais apresentadas pelos entrevistados, em lugar da produção meramente quantitativa de características e comportamentos.
A pesquisa qualitativa surgiu a partir do trabalho em antropologia e sociologia. Sua inserção no contexto educacional, na década de 70 denuncia que os dados quantitativos precisavam de um novo olhar.
Contudo, as duas abordagens não se excluem. A abordagem quantitativa atua em níveis de realidade na qual os dados trazem à tona indicadores e tendências observáveis. A abordagem qualitativa realça os valores, as crenças, as representações, as opiniões, atitudes e usualmente é empregada para que o pesquisador compreenda os fenômenos caracterizados por um alto grau de complexidade interna do fenômeno pesquisado.
Uma crítica constante à abordagem qualitativa diz respeito ao rigor do método utilizado, ou seja, à problemática da verificação de seus dados. Em outras palavras, os seus critérios de cientificidade são questionados.
De que critérios estamos falando?
Segundo DEMO (1986) os critérios internos são:
Coerência - discurso logicamente construído;
Consistência - qualidade argumentativa do discurso;
Originalidade - contribuição do conhecimento;
Objetivação - abordagem teórico-metodológica de aproximação da realidade.
Para este autor há também um critério externo de cientificidade: a intersubjetividade, ou seja, “a ingerência da opinião dominante dos cientistas de determinada época e lugar de demarcação científica.” (p.17).
PESQUISA QUALITATIVA
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PESQUISA QUANTITATIVA
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Percepção do fenômeno |
Percepção do fenômeno
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Isolar casos |
Identificar propriedades
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Observar seqüências, testemunhos, contexto |
Medir, correlacionar escalas
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Selecionar casos |
Conceituar população e amostras
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Observar, entrevistar, registrar |
Selecionar situações p/ estudo
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Determinar padrões, selecionar e classificar
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Medir, comparar, explicar variância
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Triangular, validar, interpretar |
Interpretar
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Fazer estudos de caso ou relatórios |
Preparar tabelas, quadros, relatórios
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Produto: compreensão com ênfase em generalidades
| Produto: explicações enfatizando propriedades, população |
Adaptado de STAKE, 1983.
Bibliografia:
DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1986. TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. STAKE, R. E . Pesquisa qualitativa/naturalista: problemas epistemológicos. Educação e Seleção. n. 7, jan/jun. 1983.
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