sexta-feira, 10 de abril de 2015

A APRENDIZAGEM SIGNIFICANTE: CARL ROGERS

CARL ROGERS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICANTE

PERFIL:

 Carl R. Rogers nasceu em Oak Park  Ilionois (EUA)  a 08 de janeiro de 1902.

 Foi educado numa família protestante extremamente unida onde reinava uma atmosfera religiosa e moral muito estrita e intransigente, que cultuava muito o trabalho.

 Foi o quarto de seis irmãos.

 Aos doze anos muda-se para a uma fazenda. A partir de então, começa a se interessar por agricultura e ciências naturais.

 Ingressou no curso de agricultura; dele desistindo para dedicar-se ao Curso de História, graduando-se em  1931.

Titulado em Mestre (1928) e Doutor (1931) pelo College da Columbia University, onde introduzido na psicologia.

Seu enfoque é a psicologia clínica. E suas primeiras experiências nesta área foram de base behaviorista.

 Em 1949, Rogers ocupou a cátedra de professor de Psicologia da Universidade de Ohio.

 Em 1945 tornou-se professor de Psicologia da Universidade de Chicago e secretário executivo do Centro de Aconselhamento Terapêutico, quando elaborou e depurou ainda mais  o seu método de terapia centrado no cliente, formulando uma teoria da personalidade.

 Em 1957, Rogers passa a lecionar  na Universidade em que graduou-se (Winconsin) até 1963. 

Trabalhou com pacientes esquizofrênicos  interligando os problemas mentais com as relações familiares. Foi o início do que se conhece hoje como abordagem humanística.

Em 1964, quando entrou em contato com outros teóricos humanistas, como Maslow e filósofos com uma visão mais crítica viu-se atacado por seus opositores que viam em sua teoria um abalo ao poder até então pouco questionado.

 Morre aos 85 anos de idade em 1987.

Algumas idéias ainda atuais:

 Dele herdamos a nossa ênfase atual  de auto-estima.

Já na década de 40 adotava uma postura de avaliação empírica de psicoterapia onde gravava as sessões de psicoterapia para posteriores pesquisas.

Preocupação: entender  o outro como um indivíduo livre. Para ele as pessoas são inerentemente plena de recursos.Para Rogers o maior pecado em terapia, escola ou família é a imposição de autoridade.

Posicionamento Filosófico:

Sua perspectiva e visão de homem foram bastante avançados para a sua época. Apresentava uma concepção holística e sistêmica do homem.

Refere-se a lógica do organismo como um todo, intuindo  um tipo de racionalidade orgânica que é muito mais sutil que o tipo de racionalidade  intelectual e linear.

Opõe-se às concepções fragmentadas da visão de homem, proposta por outras escolas.

Critica a psicanálise ortodoxa, que concebe o homem numa visão semi-animalizada, onde a pessoa é movida por forças pulsionais; instintivas de prazer e  agressão.

 Os humanistas rejeitam as idéias de Skinner (comportamento moldado pelo condicionamento).

 Para ele o organismo se expressa no equilíbrio ecológico de todo o sistema vital do planeta.

O homem possui uma tendência natural do organismo para atingir um grau cada vez maior de harmonia dinâmica interna e externa, exercitando suas potencialidades adaptativas de acordo com o seu desenvolvimento global junto ao meio em que vive. Este é o princípio da tendência à auto-regulação.

 Sua teoria percebe o homem de maneira:
                                                                         Holística
                                                                         Ecológica
                                                                         Organísmica
                                                                         Sitêmica.


Principais aspectos da abordagem Rogeriana:

Atenção ao impulso sutil em direção ao crescimento, saúde e ao ajustamento. A terapia nada mais é  que a ajuda para a liberação do cliente em sua busca natural para o crescimento e desenvolvimento normais.

Ênfase aos aspectos afetivos existenciais que para Rogers são mais potentes que os intelectuais.

 Ênfase ao material trazido pelo cliente. Grande ênfase no relacionamento terapêutico em si mesmo, que vem a constituir uma entidade orgânica que se forma a partir da relação/encontro terapeuta e cliente.

 Dedicação a terapia de grupo – para ele o grupo é um sistema por si, auto regulador.

Rogers prefere o termo cliente ao invés de paciente, pelo fato desta última já estar carregada de um “ranço” biomédico. Enquanto o cliente, para ele, é  alguém que deseja um serviço que não pode executar sozinho.

ROGERS E A APRENDIZAGEM:

 Rogers propõe uma aprendizagem significante, ou seja, uma aprendizagem que provoque modificações quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação da ação futura que escolhe, ou nas atitudes e na personalidade. É uma aprendizagem penetrante que não se limita ao acúmulo de fatos nem ao aumento de                                                    conhecimento.

Este autor propõe alguns princípios de aprendizagem:

1.    Os seres humanos têm uma potencialidade natural para a aprendizagem:  são curiosos, e neste aspecto Rogers alicerça sua concepção de educação: o aluno tem um desejo natural de aprender e esta é uma tendencia na qual se pode confiar.

2.    A aprendizagem significante ocorre quando a matéria de ensino é percebida pelo aluno com relevante para os seus objetivos, isto torna a aprendizagem mais rápida.

3.    A aprendizagem que envolve mudança na organização do eu – na percepção de si mesmo – é ameaçadora e tende a suscitar resistência.

4.    As aprendizagens que ameaçam o eu são mais facilmente percebidas e assimiladas quando as ameaças externas se reduzem a um mínimo.

5.    Quando é pequena a ameaça ao eu, pode-se perceber a experiência de maneira diferenciada e a aprendizagem pode prosseguir.

6.    Grande parte da aprendizagem significante é adquirida através de atos.

7.    A aprendizagem é facilitada quando o aluno participa responsavelmente do processo de aprendizagem.

8.    A aprendizagem auto-iniciada que envolve a pessoa do aprendiz como um todo – sentimentos e intelecto – é mais duradoura e abrangente.

9.    A independência, a criatividade e a autoconfiança são todas facilitadas, quando a autocrítica e a auto-avaliação são básicas e a avaliação feita por outros é de importância secundária.

10.  A aprendizagem socialmente útil, no mundo moderno, é a do próprio processo de aprender, uma contínua abertura à experiência e à incorporação, dentro de si mesmo, do processo de mudança – aprender a aprender: estar aberto às novas experiências e busca de conhecimento.

ROGERS E O ENSINO:

Rogers caracteriza o professor - facilitador  de aprendizagem. E atribui a ele algumas características:

Autenticidade no facilitador de aprendizagem – diz respeito ao educador ser verdadeiro, autêntico, sem máscaras. Que considere os sentimentos. Neste aspecto professor e aluno são reais, mostrando suas alegrias e mazelas.

  Prezar,aceitar, confiar -  estes preceitos levam o educador a aceitar  o aluno, valorizar a auto estima do aluno; acreditar na potencialidade do aluno.

Compreensão empática -  O professor apresenta esta atitude quando é capaz de compreender como o aluno reage interiormente, quando percebe como o processo de educação e aprendizagem  parecem ao aluno. A compreensão empática faz com que o aluno se sinta compreendido, ao invés de julgado ou avaliado.

 Rogers (1997:43)  afirma que se pudesse condensar suas afirmações, as colocaria da seguinte foma:

“Se  eu posso criar uma relação caracterizada da minha parte:
por uma autenticidade e transparência, em que  eu sou meus sentimentos reais;
por uma aceitação afetuosa e apreço pela outra pessoa como um indivíduo separado;
por uma capacidade sensível de ver seu mundo e a ele como ele os vê;

Então o outro indivíduo na relação:

experienciará e compreenderá aspectos de si mesmo que havia anteriormente reprimido;
dar-se-á conta de que está se tornando mais integrado, mais apto a funcionar efetivamente;
tornar-se-á mais semelhante à pessoa que gostaria de ser;
será mais autodiretivo e autoconfiante;
realizar-se-á mais enquanto pessoa, sendo mais único e auto-expressivo;
será mais compreensivo, mais aceitador com relação aos outros;
estará mais apto a enfrentar os problemas da vida adequadamente e de forma mais tranqüila”.



 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O grande legado deixado por Rogers, certamente está na maneira como percebe o seu cliente clínico.

Os seus estudos na área de ensino e aprendizagem sugerem uma prática educativa que valorize o aluno em sua totalidade e atribui ao professor um papel mais próximo ao aprendiz; deixando de ser o detentor do conhecimento inabalável.

O “aprender a aprender”, ao qual se refere req  uer uma mudança de postura e uma mudança de paradigma curricular. Pois,  o currículo técnico-linear não dá conta de satisfazer os pressupostos deste autor. Havemos de  romper com as barreiras do tecnicismo e avançarmos numa práxis ancorada na flexibilidade,  totalidade, pluralidade enfocando tanto o trabalho individual quanto o coletivo.

As idéias deste autor sugerem uma metodologia que possa perceber o processo de ensino/aprendizagem com os olhos no futuro, pés no presente, sem de perder de vista o passado.

Rogers,  já percebia em sua época a existência de diferentes mentes, logo, de diferentes tipos de aprendizagem, isto é, não é possível um ensino homogeinizador.



Resultados da pesquisa

  1. Carl Rogers e a educação - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=wrwlL0QxWig
     
    4 de mai de 2012 - Vídeo enviado por Sâmea Damásio
    Video apresentado em seminario da disciplina psicologia da educação do curso de letras da UFCG ...

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