sexta-feira, 10 de abril de 2015

ENTENDENDO ALGUNS TGD - TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO



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O que é TGD?


Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.
(Rev. Escola)


Subgrupos do DSM-IV para Transtornos Globais do Desenvolvimento:

-Transtorno autista;
-Transtorno Desintegrativo da Infância;
-Síndrome de Rett;
-Transtorno de Asperger;
-Transtorno Global do Desenvolvimento sem  outra especificação.

 Mudanças: As crianças podiam ser diagnosticadas com cinco diferentes transtornos (acima enunciados): Transtorno Autista, Transtorno de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno de Asperger e Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação. No entanto, o DSM-V traz uma nova visão para a realização desse diagnóstico. De acordo com essa nova versão do DSM, os critérios para ASD serão mais restritos, quando comparados aos da versão passada (DSM-IV). Outra mudança relevante diz respeito à forma como a linguagem passou a ser entendida: ou seja, o critério de algum atraso no desenvolvimento da linguagem, por exemplo, não é mais necessário para o diagnóstico de ASD.

   O Transtorno Global do Desenvolvimento não diz respeito apenas ao autismo. Sob esta classificação se descrevem diferentes transtornos que têm em comum as funções do desenvolvimento afetadas qualitativamente. 

Autismo:
Características principais:
Prejuízo mo desenvolvimento da interação social e  da comunicação. Pode haver atraso ou ausência no desenvolvimento da linguagem. Naqueles a possuem, pode haver uso estereotipado e repetitivo ou uma linguagem idiossincrática
Repertório restrito de interesse e atividades.
Interesses por rotina e rituais não funcionais.
Idade de Manifestação: antes dos 3 anos de idade.
Importante para o diagnóstico diferencial: prejuízo no funcionamento ou atraso em pelo menos 1 das 3 áreas: interação social, linguagem para comunicação social; jogos simbólicos ou imaginários.

Síndrome de Rett:
Desenvolvimento de múltiplos déficits específicos após um período de funcionamento normal nos primeiros meses de vida;
Desaceleração do crescimento do perímetro cefálico;
Perda das habilidades voluntárias das mãos adquiridas anteriormente, e posterior desenvolvimento de movimentos estereotipados semelhantes a lavar ou torcer as mãos;
O interesse social diminui após os primeiros anos de manifestação do quadro, embora possa se desenvolver mais tarde;
Prejuízo severo da linguagem expressiva ou receptiva.
Idade de Manifestação: após os primeiros 6 a dose meses de vida. Prejuízo funcional do desenvolvimento dos 6 meses aos primeiros anos de vida.
Importante para o Diagnóstico Diferencial: Presença de crises convulsivas. Desaceleração do crescimento do perímetro encefálico.

Transtorno Global do Desenvolvimento sem Outra Especificação:
Características Principais:
-Prejuízo severo no desenvolvimento da interação social recíproca ou de habilidades de comunicação verbal e não-verbal ou comportamentos, interesses e atividades estereotipados.
Idade de manifestação: Não especificado
Importante para o Diagnóstico Diferencial: Quando tais características estão presentes, mas não são satisfeitos os critérios diagnósticos para um TGD ou para outros quadros diagnósticos como Esquizofrenia, Transtorno da Personalidade Esquizotípica ou Transtorno da Personalidade Esquiva.

2-    “Embora esteja clara a importância dos fatores biológicos na gênese do autismo,  ainda não existe um marcador biológico para essa patologia. Portanto, o diagnóstico de autismo e o conhecimento de seus limites permanecem uma decisão clínica um tanto arbitrária”. 
O autismo não pode ser visto como um  quadro único. Manifesta-se em diferentes graus.

Diferentes metodologias de estudo entre a comunidade científica têm aumentado a prevalência dos casos.


Há marcadores centrais no autismo, tais como: dificuldade no contato visual, expressões faciais, postura e linguagem estereotipadas, dificuldade na interação social. Os diagnósticos levam em conta a priori: comprometimentos das áreas de interação social, da fala/comunicação e comportamentos estereotipados. As crianças com  suspeita de autismo devem ser avaliadas por profissionais que conheçam profundamente o  desenvolvimento infantil típico. Sendo necessário um processo clínico investigativo com acompanhamento dos relatos de pais/educadores.


http://slideplayer.com.br/slide/1782869/

Warlen Fernandes e Ana Paula Silva Ribeiro

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